Cerca de 1,4 mil professores da rede municipal de Itapevi participarão de palestra no início do ano sobre literatura

Objetivo é integrar docentes para início do ano letivo de 2024, que se inicia em 5 de fevereiro

Com o início do ano letivo em 2024 marcado para dia 5 de fevereiro, cerca de 1,4 mil professores e gestores da rede municipal de ensino participarão, no dia 1º de fevereiro (quarta-feira), da palestra “Literatura como direito para todas as crianças: mediação de leitura acessível e inclusiva”.

Em dois diferentes horários, das 8h às 12h, e, das 13h às 17h, em cada período, 700 participantes, pela manhã, e mais 700, à tarde, acompanharão às atividades na Escola do Futuro Tarsila do Amaral, no Parque Suburbano. 

O objetivo da palestra é mostrar a leitura como sendo de fundamental importância para as crianças com total domínio por parte dos professores na transmissão do conhecimento aos estudantes. “Trata-se de palestra de aprendizagem e acolhimento aos docentes da rede municipal”, explica a secretária de Educação, professora Eliana Maria da Cruz Silva.

A palestra falará sobre a importância do acesso à literatura para todas as crianças, com o objetivo de promover a melhoria da aprendizagem e da trajetória escolar, reduzindo as desigualdades por cor/raça/etnia, gênero, deficiência e nível socioeconômico. Por meio da mediação de leitura acessível e inclusiva, que congrega práticas pedagógicas na Educação Infantil voltadas para as práticas de leitura e a redução de desigualdades e de barreiras por deficiência.

Quem ministra a palestra será Carla Mauch uma das fundadoras e coordenadoras da Mais Diferenças, organização que desenvolve projetos de educação e cultura inclusivas parceira da Prefeitura via Itaú Social. Pedagoga com especialização em educação especial com enfoque em deficiência intelectual, pós-graduada em Tecnologia Assistiva e mestre em Psicologia da Educação. Desenvolve projetos inclusivos há 30 anos e, nos últimos 10, têm se dedicado a projetos em torno do livro e leitura acessíveis e inclusivos. Participa de diversas redes de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Até o momento estão matriculados cerca de 28,8 mil estudantes na rede municipal de ensino.  O evento é realizado pela Secretaria de Educação do município e tem como meta preparar ainda mais os professores para os desafios do início do ano.

Relacionados